17 de maio de 2010

Palavra do Mês: Mwana

Mwana é criança. Criança é pessoa. Mwana como diriam os moçambicanos da nata seria um miúdo, ou “puto”. Aquelas pequenas pessoinhas tão inteligentes, tão ativas e puras… Loucas por aprendizado.

Acho que mwanas somos nós também, aquela parte que vive para aprender do mundo, perguntar os porques… Na roda pequena e na roda grande!

12 de maio de 2010

Berimbau ou Xitende?

A querida Gigi, que coordena junto com o Mastrinho o núcleo do Nzinga em Marburg (Alemanha), é uma cinéfila de carteirinha. Vez por outra, ela compartilha com a gente os seus achados. Olha só este, com uma mamana tocando Xitende, na África do Sul.


11 de maio de 2010

Instrumentos de Mocambique - a Xigovia

Dos alfarrábios de alguma biblioteca velha, achamos um livrinho cheio de valor. Demos sorte de achá-lo antes das traças, ainda aestá inteirão. Trata-se de um livro editado pelo então Ministério de Educação e Cultura, sobre os instrumentos tradicionais de Moçambique: Catálogo de Instrumentos Musicais de Moçambique”.

Lendo-se com atenção, quase parece um livro de instrumentos brasileiros. A semelhança dos instrumentos (que se reflete também nas manifestações culturais em si) tradicionais daqui e do Brasil é mesmo uma prova da identidade de memórias que estas duas sociedades compartilham.



Pouco pouco, no chova-chova (como se diz por aqui) vamos postando uma página ou outra do livro aqui no blog. A começar pela Xigovia (ou Chigovia), uma espécia de flauta, feita com a casca da Massala (uma fruta da região, altamente energética e, dizem, afrodisíaca).
É um som gostoso, pra fazer sozinho ou com mais gente. Os diferentes tamanhos podem dar timbres variados, e pensamos que uma orquestra de Xigovias seria diversão brava!

Fonte: Governo de Moçambique - Ministério da Educação e Cultura. Instrumentos Tradicionais de Moçambique. Maputo: Direcção Nacional de Cultura, 1980.

3 de maio de 2010