2 de julho de 2009

Biriba é pau pra fazer berimbau

Berimbaus de biriba (principalmente aqueles que foram feitos e casados por nossos mais velhos) são os berimbaus por excelência.

Para entender a complexidade da relação berimbau-biriba, basta imaginar uma outra madeira qualquer que, feita em berimbau, produza um som perfeito assim como o canto das sereias, daqueles de atrair os ouvidos mais treinados. Imaginou? Pronto. Agora coloque, ao lado desse berimbau de madeira imaginária, um berimbau de biriba. O melhor destes dois berimbaus, pode ter certeza, é o de biriba. Pois é na biriba que foi escrita, de certa forma, a história da capoeira. Um berimbau de biriba vai sempre ser o melhor berimbau.

Em tempo: biriba é uma madeira antes abundante na região nordeste do Brasil, que se encontra em extinção. Principal motivo? Uns dizem ser que a maioria dos cabos de vassoura rústica, muito vendidas na região, são feitas de biriba. Outros dizem ser a produção desenfreada de berimbaus, que em sua maioria é exportada. Um fabricante de berimbaus do Mercado Modelo (Salvador) uma vez me disse que, por semana, chegava a produzir mais de 500 vergas. Assustador! Mais informações sobre a biriba aqui.

Information about biriba in english
here.

Nenhum comentário: