18 de agosto de 2009

chegando no Magoanine

Magoanine é um bairro periférico da cidade de Maputo, a cerca de 1 hora de chapa (transporte público mais comum de Moçambique) do centro. Por iniciativa do Tiene, um dos alunos do Nzinga, iniciamos um trabalho nesse bairro, na escola Primária Completa do Magoanine.

Primeiro tivemos diversas reuniões com a diretoria da escola e há umas duas semanas fomos apresentar o trabalho. Quinze nzingueiros estiveram na Escola do Magoanine, apresentamos um pouco da Orquestra de Berimbaus e um pouco do que fazemos nos treinos. Convidamos os alunos da escola a participarem das atividades, que ocorrem todos os sábados e domingos após o almoço.
Já estamos no terceiro ou quarto treino com o pessoal de lá. O responsável pelo trabalho é o Tiene, com minha orientação e ajuda dos demais alunos do Nzinga. Mais de 50 crianças apareceram no primeiro treino, o que quase deixou Tiene de cabelos em pé!

No Nzinga estamos muito felizes com esse trabalho. Para além de dar oportunidade a crianças menos privilegiadas de treinar capoeira; a iniciativa tomada pelo Tiene é um grande resultado da forma como cuidamos do nosso grupo: tendo como base a responsabilidade, autonomia, iniciativa e respeito. Parece que nossa sementinha de capoeira está brotando com força. Fotos em breve.

Um comentário:

Pedro Carvalho disse...

Prezado Gabriel,

Não é de hoje que percebo a sua força gregária, acolhedora, de casa.
Mas fico muito feliz em ver como estão germinando os frutos plantados por ti, tantas milhas distantes, tanto mar, tanto mar. (Sei também quanto é preciso pá/ Navegar, navegar).
Por acaso cai em seu blog, mas assim é que é bom: gosto de surpresa, gosto de lembrança.
Saravá!

Pedrones