10 de julho de 2010

Mapiko e seus tambores

Mapiko é uma dança forte. É daquelas coisas que explicar é só vendo mesmo. É uma dança do povo Makonde, que se concentra ao norte de Moçambique e Tanzania. É um povo, como a dança, forte e guerreiro, e com suas maneiras muito próprias de verem o mundo. Por exemplo, é uma sicedade matriarcal: casando, um homem muda-se para a casa da sogra; todo o cerner familiar (incluindo seu espaço físico) é baseado nas mulheres.
Quem se interessar pode achar alguma informcão do Mapiko na Associação Cultural Nkhoswe. Há também algumas fotos nesta página.


Vê-se que o Mapiko requer uma orquestra inteira, um conjunto de tambores e batuques para dar o ritmo e o ngunzo pros dançarinos... Ora ora com que parece isso? Da capoeira ao candomblé.

Fonte: Governo de Moçambique - Ministério da Educação e Cultura. Instrumentos Tradicionais de Moçambique. Maputo: Direcção Nacional de Cultura, 1980.

2 comentários:

Poloca disse...

Ôi Lima, legal essa mapiko... voce tem em video ou foto? E o acervo em que pé anda?? Gostaria de estar na Chegança. Vou estar de algum modo!

Gabriel Limaverde disse...

Mestre querido, você está sempre conosco. Sempre lembramos que de algum cantinho vocês estão lá olhando e dando a letra quando precisa. Agora os meninos tendo ido praí... Vishe! Podes crer que tens pelo menos mais 4 olhos pr aqui hahahaha!
Riqueza pura!