27 de julho de 2009

Mulheres ganhando a luta contra a violência

Recentemente em Moçambique foi aprovada "por concenso e aclamação" a lei sobre a violência doméstica contra mulheres e crianças. A aprovação da Lei marcou o final da 10a. sessão ordinária da Assembléia da República da presente legislatura (a terceira desde que o país adotou o multipartidarismo). Leia mais aqui.

Há quase dois anos, no Brasil, foi Aprovada a Lei no. 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha. O conteúdo das duas leis, reforçando a pena para agressores e permitindo que terceiros dêem parte em casos de violência doméstica, parece bastante semelhante. Também semelhantes foram algumas reações, clamando que a violência doméstica não atinge somente as mulheres, mas também homens; e que apesar disto, as leis não garantem o mesmo nível de proteção para os homens.

De acordo com Graça Samo, presidente do Fórum Mulher, uma organização respeitada por sua luta pró-igualdade de gênero, "uma lei não se aprova de um dia para outro. Por isso, vamos continuar a lutar para melhorar os direitos das mulheres".

Quem mora em Moçambique, sabe da importância desta lei. Vamos colaborar com a luta de tantas mulheres, dando a conhecer a lei e suas consequências.

O sábio capoeirista também há de fazer da capoeira um instrumento de um mundo mais justo e igual. Todos conhecem aquela frase do saudoso mestre Pastinha:

"Capoeira é pra homem, menino e mulher; só não aprende quem não quer."

Nenhum comentário: