27 de julho de 2009

Palavra do Mês: Kanimambo

Inicia-se hoje a série Palavra do Mês. A idéia é escolher a dedo palavras em línguas locais Moçambicanas e explicar um pouco seu significado.

A princípio, palavras em Changane e Ronga (línguas do Sul do país) devem ganhar um pouco mais de destaque, por serem estas as línguas mais ouvidas aqui em Maputo. Que me perdoem desde já os lingüistas: quero apenas compartilhar impressões de quem só conhece tais palavras pela exposição a elas nas veias da cidade. Às pessoas que quiserem ler um pouco mais sobre as línguas moçambicanas, recomendo o site do Instituto Nacional de Estatística. Vamos a isso!

Kanimambo
É a força do agradecimento; obrigad@.
Ainda não consegui saber de que língua vem essa palavra, tantas que são as hipóteses. O que sei é que como poucas, essa palavra se fala e compreende em todo o país.
Ao dar bom dia a uma pessoa na rua, é comum ouvir: "bom dia, kanimambo!", um agradecimento pelo bom dia recebido. Riquíssimo!

Essa palavra foi escolhida. Tinha que ser a primeira, pois um dos sentimentos muito presentes na capoeira é o de agradecimento. Agradecimento aos mestres, às referências, ao saber aprendido, ao saber ensinado. Agradecimento à genealogia de pessoas que, dedicando a vida pela capoeira, oferecem-na a nós. Kanimambo!

Nenhum comentário: