18 de janeiro de 2010

Da Capoeira Renasce o Xitende

A reportagem que tocou nossos corações tinha o seguinte título:
Ventos do Atlântico devolvem Xitende

Trata-se desta reportagem, que apareceu no Caderno Cultural do Jornal Notícias, nesta quarta-feira. Leia todinha, vale a pena super! Notem na imagem que acompanha reportagem os alunos do Nzinga Maputo: Nando (esq), Aloicio e Fernando (dir). Bonitões na foto, heim?


Da capoeira renasce o Xitende

CHAMEM Berimbau ou qualquer outro nome, a verdade é que o Xitende, instrumento tradicional moçambicano, até há algum tempo votado ao esquecimento, tende a ganhar terreno, curiosamente nos centros urbanos do país, onde está a ser reintroduzido por adolescentes e jovens praticantes da capoeira.Maputo, Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2010:: Notícias
É da internacionalização da capoeira, uma expressão cultural afro-brasileira que mistura luta, dança, que o Xitende, uma espécie de harpa unicórdia, bastante tocado em cerimónias festivas e ritos de passagem, sobretudo na região sul do país, volta a ganhar terreno.

Como que fazer fé, a Casa da Cultura do Alto-Maé promoveu na última sexta-feira, o primeiro Festival do Xitende, com o objectivo de é homenagear e promover o Xitende.

Diga-se de passagem, foi um momento singular e até único promovido por uma instituição do Estado visando resgatar um elemento do nosso vasto e riquíssimo património material.

Juntando adolescentes, jovens, mestres de capoeira e do Berimbau, músicos tarimbados, casos de Zé Maria, Matchume (do Timbila Muzimba), o Xitende foi executado nos seus diversos usos: a maneira tradicional e em fusão com outros ritmos.

Foi igualmente executado conjuntamente com seus "parentes", tal como o berimbau, muito ouvido em Maputo, nas diversas rodas de capoeira.

Aliás, sendo parte da herança africana no Brasil, atribui-se a origem do berimbau ao Xitende e instrumentos semelhantes, encontrados em diversas partes de África, como o urucungu, hungu ou mbolumbumba em Angola.

Para além de se tocar o Xitende, foram realizados debates e oficinas de construção, actos que contaram com o grande contributo de mestres de capoeira e Berimbau, incluindo elementos da Orquestra Nzinga de Berimbaus idos do Brasil.

Ontem foi a vez de levar o Festival do Xitende à província de Gaza, tendo sido palco de apresentação a Casa de Cultura do Xai-Xai.

As fotos do nosso colega, Juma Capela, revelam por si a reintrodução do Xitende nos centros urbanos, em particular na cidade de Maputo, onde existe um grande movimento de capoeira.

Nenhum comentário: