14 de abril de 2010

Capoeira no Quênia tem tem tem

No Quenia tem capoeira! Recentemente, tive a oportunidade de viajar para o Quenia, a trabalho. Visitei em Nairobi o Grupo Balanço Negro, descendentes do Mestre Sombra, tradicional na região da baixada Santista, em São Paulo.

Foi um grande prazer conhecer o Brian, coordenador do trabalho, e pessoas como Ndanu, muito comprometidas com a preservação e o desenvolviemnto da Capoeira. Consegui visitá-los num sábado, em uma aula para crianças de manhã. Antes mesmo de me apresentar, observei por um longo período o cuidado e a dedicação com que @s capoeiristas ensinavam aqueles jovens seres humanos a arte. Foi uma coisa linda de se ver.

Infelismente, nada de fotos por enquanto… Mas muitos planos: o grupo de lá planeja um Festival de Capoeira para o final do ano, e nós do Nzinga estamos pensando seriamente em participar. Que é longe, é, mas como já diria Mestra Janja, temos que fazer do caminho o nosso objetivo. Na verdade, é simples: um trem saindo da estação central dos CFM em Maputo até o Zimbabwe, e mais um onibus que nos leva até Nairobi. Demoraria uns tres dias, que seriam muito cheios de aprendizados e capoeira… Um pouco de samba acho que também não ia faltar!

Brian e camaradas do Quenia, estamos prontos! Nos digam quando!

Nenhum comentário: